segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ativistas fazem protesto contra decisão que favoreceu circo no DF

Dia 15 de fevereiro foi publicada uma terrível decisão tomada por desembargadores do TJ/DF. Eles determinaram que os animais retirados do Le Cirque por maus-tratos fossem devolvidos, contrariando diversas jurisprudências a respeito.
Havia diversos relatórios emitidos pelos veterinários do Zoológico de Brasília e pelo Ibama confirmando que os animais viviam em situação de maus-tratos. Só para se ter idéia, a água onde estavam os hipopótamos estava podre de tão suja, até fezes havia. E as girafas não tinham altura suficiente para se erguerem, pois precisavam de 8m, mas ficavam presas em local de apenas 5m, o que causava desvio em sua coluna e como em nós, devia lhe causar dores e problemas futuros. Mas o relator Dr. João Timóteo de Oliveira levou em conta apenas o relatório da Delegacia do Meio Ambiente que contrariava todos os outros. (Então os veterinários do IBAMA e do Zôo de Brasília estavam loucos? Imaginaram o que escreveram??)
Eu li todo o acordão onde os desembargadores fundamentaram a decisão e simplesmente me pareceu diversas vezes contraditório. Para mim os desembargadores simplesmente penderam para o lado do circo. Foi o próprio "os animais não importam". Eles foram capazes de alegar que os animais não foram adquiridos de forma irregular pois foram comprados legalmente. Como se isso fizesse alguma diferença a essa altura. Procuraram os motivos mais débeis para defender o circo, como dizer que os machucados no pescoço dos macacos eram normais por causa do uso das coleiras. Ora, meus cachorros também usam coleira e não tem um machucadinho nos pescoços. Só por curiosidade: Dá para levar a sério alguém que diz que é até bom mesmo que eles não tenham água a disposição o tempo todo por da dengue???? Gente, isso é ridículo! os meus pets NUNCA ficam sem água. E já vieram 2 fiscais da dengue aqui em casa, eles viram os pratos com água a disposição e apenas diziam que era para trocar seguidamente. Isso mostra o quão inconsistentes eram os argumento trazidos por esses magistrados. E ainda justificou a falta de condições do circo em dar melhores condições aos animais "devido ao seu estilo de vida nômade". Por acaso os animais tem alguma culpa disso? E agora os animais terão que ser retirados de onde estão a 3 anos felizes e sendo bem tratados para voltar à vida de escravidão.
Lamentável! Só para se ter uma idéia, mesmo após o resgate um pônei não resistiu e veio a óbito. E o circo ainda alegou no processo que quando o animal faleceu já estava em poder do Estado. (Então tá, em questão de dias o Estado conseguiu maltratar causando a morte do pônei que no momento do resgate estava amontoado dentro de um carro junto com diversos outros animais, que de tão apertados não conseguiam nem respirar direito?)
Mas felizmente, mais uma vez, os defensores dos animais não se calaram e fizeram um protesto no último dia 27 diante do Zoológico de Brasília, para onde foram alguns dos animais resgatados. Ao todo foram 26 animais entre macacos, pôneis, camelos, girafas e rinocerontes. Os desembargadores podem ter virado as costas para a imparcialidade e jurisprudência, mas não poderão ignorar o apelo  público.
O Ministério Público havia divulgado que ia recorrer da decisão, então vamos aguardar. Certamente a sociedade não deixará que essa decisão se cumpra.
Simplesmente o Dr. João Timóteo de Oliveira deu um tapa na cara da sociedade com essa decisão rebaixando a cultura para divertimento as custas da tortura de inocentes e regredindo após tantos avanços obtidos na luta pelos direitos dos animais.


Para quem quiser ter uma pequena idéia de como são feitos os treinamentos dos animais em circos pode dar uma olhada aqui.

2 comentários:

  1. É lamentável fazerem esse tipo de coisas com os animais.

    ResponderExcluir
  2. Também acho triste uma situação como essa. Mas hoje o valor do consumo é tão sagrado que pagou levou e faça o que quiser. É um absurdo! Mas ainda bem que a sociedade não desistiu. Boa sorte aos animais...

    http://costabbade.blogspot.com/2011/02/o-diario-sem-memoria-o-parentese.html

    ResponderExcluir

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...