sábado, 23 de abril de 2011

Fiscalização intensiva contra a Farra do Boi (a farra é do boi mesmo??)

Todos sabemos que nessa época em Santa Catarina algumas pessoas desprovidas de cérebro gostam de praticar um crime chamado de Farra do Boi. Atrás de uma máscara religiosa essa prática consiste em deixar um boi váriios dias sem comida e no dia farra se solta o animal que sai correndo desesperado por comida com várias pessoas, incluindo crianças, correndo atrás do animal com pedaços de pau, facões e etc. O objetivo é torturar o animal, com o cuidado para que ele não morra, pois ele representaria Judas ou o próprio Satanás.
Felizmente, após muita discussão, a farra está proibida e a Polícia Militar tem feito barreiras e fiscalizações a fim de impedir a realização da "festa". Apesar de toda a fiscalização feita nessa época e de todo o apelo vindo de outras regiões do Brasil, ainda assim a farra acontece com a ajuda de donos de restaurantes, pescadores e políticos.
Segundo o Notícias do Dia, 40 animais foram recolhidos em 2010 e 32 já foram apreendidos nesse ano. Os animais são encontrados em péssimas condições de nutriçãao e higiene e estavam tomados por parasitas. Sem contar que os animais não utilizavam brincos para dificultar a identicação. Os proprietários dos sítios tiveram suas propriedades interditadas até explicarem a origem dos animais sem brincos.
Animais resgatados estavam em más condições e sem brincos de identificação.


Segundo o DC, as apreensões esse ano cairam para 47 animais, um número bem menor que  do ano passado em que foram resgatados 60 animais.
"Os números registrados até esta terça-feira são considerados positivos pela Polícia Militar. A instituição atribuiu a queda de apreensões e detenções à divulgação antecipada das operações da PM e o engajamento da comunidade em denunciar a prática.
— A pessoas já sabiam que faríamos operações de fiscalização, por isso, neste ano, a farra não foi algo tão livre — comentou o Major Reus.
O protocolo de cooperação assinado entre a PM e outros órgãos públicos e não governamentais, segundo o Major, também surtiu efeito e conseguiu levar a conscientização para dentro das escolas.
A expectativa da PM é que no próximo ano os números sejam ainda menores, pois a intenção da entidade é investir em campanhas educacionais e aumentar a fiscalização.
A tendência da farra é diminuir, além de ser crime, o número de adeptos está cada vez menor — estima."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...