quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como socorrer cavalos abandonados ou vítimas de maus-tratos no RS

Porto Alegre: o que fazer
* Cavalo solto na via: a recomendação é ligar para o 118. Por conta do risco de causar um acidente de trânsito, a equipe de fiscalização é acionada e a cabanha contratada por licitação se responsabiliza pelo recolhimento do animal, que vai para o abrigo (Estrada Chapéu do Sol, 2400). O tutor tem 15 dias para buscar o animal. Depois deste prazo, o cavalo está apto a adoção.
* Cavalo em situação de maus-tratos: isso pode ser detectado pela população ou pela própria EPTC em blitze em conjunto com o Batalhão Ambiental da BM. O órgão policial é acionado, um veterinário é chamado para constatar os maus-tratos e é feito termo circunstanciado. Com o encaminhamento à Justiça, o dono do animal é responsabilizado.
* Animal doente, abandonado: Paulo Dorneles explica que, muitos donos de animais, muitas vezes usados para transporte, preferem abandonar um cavalo velho e doente a serem responsabilizados por maus-tratos.
Como funciona na Região Metropolitana
Alvorada
* Um convênio com uma empresa particular garante o recolhimento de cavalos abandonados ou soltos na rua. O atendimento é feito 24h por dia, sendo acionado pelo telefone 3411-1022. O curral fica no Bairro Estância Grande.
Canoas
* A fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente atua em caso de maus-tratos, a partir de denúncias. O tutor é autuado e o animal encaminhado para um fiel depositário, no caso uma das ONGs da região que atuam nessa área. Denúncias são recebidas pelo telefones 3462-1684 ou 0800-5101234.
Gravataí
* A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte faz o recolhimento de cavalos machucados nas vias. Para solicitar o serviço, basta ligar para o telefone 4001-3234. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos é responsável pelo recolhimento de animais mortos e atende pelo telefone: 4001-3533.
Viamão
* A denúncia deve ser feita através do Fala Cidadão, telefone 0800-6010203, mas também pode ser feita na delegacia de polícia.
Esteio
* A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebe denúncias pelo telefone 3459-4494 – Setor de Zoonoses, e envia técnicos até o local. A secretaria está concluindo um projeto para recolher esses animais. Já adquiriu um reboque e está preparando um local apropriado para deixar o cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...