quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Carroças serão proibidas na Ponte do Guaíba em Porto Alegre/RS

Crédito: Antônio Sobral/
CP Memória
Em cerca de um ano, a Ponte do Guaíba estará bloqueada para a passagem de carroças e lixo com destino às Ilhas de Porto Alegre. A afirmação do prefeito José Fortunati foi feita quando visitava o projeto Prefeitura na Comunidade, na região Ilhas do Orçamento Participativo. O chefe do Executivo municipal, secretários e técnicos das secretarias percorreram a região que engloba o arquipélago Ilha das Flores, da Pintada, do Pavão, Grande dos Marinheiros e Mauá.

Conforme o prefeito, a instalação de uma nova usina de reciclagem, no bairro Humaitá, favorecerá o manejo dos resíduos na área urbana da Capital, evitando o impacto sobre a região das Ilhas, que constituem a área de preservação ambiental do Delta do Jacuí. Fortunati explicou que a restrição à passagem de carroças com lixo interessa tanto as comunidades locais como a sociedade porto-alegrense.

A transformação do cenário, aponta o prefeito, dependerá da conclusão do levantamento sobre o uso de veículos de tração animal e, sobretudo, da mudança do modelo de desenvolvimento socio-econômico daquelas populações. "Moradores das Ilhas manifestam o desejo de implementar as atividades ligadas ao turismo. Para isso, terão que mudar atitudes e qualificar o ambiente. Mas quem quiser continuar trabalhando com reciclagem poderá fazê-lo do lado de cá da ponte", disse.

Além da percepção sobre o desafio de transformar o ambiente das Ilhas, a visita do chefe do Executivo e sua comitiva também adiantou a observação sobre demandas específicas. A Ilha do Pavão teve confirmada a previsão de construção de uma Creche Comunitária. Na Ilha dos Marinheiros, a equipe esteve no Centro Social Marista Aparecida das Águas e visitou a Unidade da Saúde da Família, que foi reformada. Na Ilha das Flores, a comitiva esteve na Creche Anjo das Flores, que está com problemas estruturais no prédio, impedindo seu funcionamento. Na próxima segunda-feira será publicado o edital de licitação para a reforma e recuperação da creche.

A equipe também esteve na ponte que liga a Ilha Mauá à Ilha da Pintada, onde a comunidade pede a implantação de acessos para automóveis com uma via para a passagem segura de pedestres. Ainda, a colocação de tela no campo de futebol e vistoria de outras obras de pavimentação.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...