sábado, 7 de abril de 2012

Tumulto em resgate de boi vítima da "Farra do boi" em Florianópolis



A prática de farra do boi gerou medo e tensão entre moradores da praia do Santinho (Norte da Ilha), na tarde de sexta-feira. Segundo um morador, o animal foi submetido ao ritual desde a madrugada. 

A reportagem do Diário Catarinense foi recebida com ameaças, na rua Maria Afonso Santos, ainda sem a presença da polícia, às 15hs. A confusão, que reuniu cerca de 300 pessoas foi controlada às 18hs com a retirada do boi.  

O Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) foi o primeiro a chegar no local e acessou a rua por um caminho estratégico. Dois agentes da Agência de Inteligência (AI) chegaram em seguida e conseguiram armar um cerco próximo ao terreno onde o animal estava preso, bastante magro e abatido. 

Revoltados, muitos praticantes da farra tentaram intimidar os policiais e recuperar o boi com rojões e foguetes. Eles obstruíram a rua estreita com uma fogueira. 
 Confira a galeria de fotos do confronto desta sexta-feira
Os policiais tiveram que usar granadas de efeito moral para manter a situação controlada enquanto aguardavam a chegada de um caminhão, escoltado por duas viaturas, para recolher o boi. 
Moradores que não participavam da brincadeira proibida ficaram assustados e observavam o confronto das janelas de suas casas. Um carro da RBS TV e outro da RIC Record foram apedrejados, mas ninguém se feriu. 
Quando o caminhão, de uma empresa terceirizada, usado para retirar o boi do terreno onde estava confinado, passou na rua geral do bairro, também foi atingido por pedras. Neste momento a confusão se intensificou e os policiais precisaram usar balas de borracha para controlar os populares. 

Policial atingido
Um dos policiais levou uma pedrada nas costas, mas não se feriu, pois usava colete a prova de balas. Uma viatura da PM também foi danificada depois de ser alvo das pedradas. 
Muita correria, gritos e pavor marcaram o momento em que um laçador, contratado para recolher o boi, fazia a busca.  Um adolescente foi apreendido e encaminhado para 5ª Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher, Criança e Adolescente. 
A mãe do jovem chegou do trabalho momentos depois e ficou apavorada ao saber do envolvimento do filho. Para deixar o local, a polícia militar concentrou oito viaturas e o helicóptero Águia. 
A destinação do animal ficará sob a responsabilidade da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).  Desde o início da semana a Polícia Militar já registou mais de cinquenta denúncias de locais onde possivelmente estaria sendo praticada a farra do boi. 
Governador Celso Ramos, mais uma vez foi o campeão de registros. Três Riachos, na Grande Florianópolis, também teria sido palco da brincadeira que maltrata o animal. 
Na Capital, além da praia do Santinho, e Ingleses, a PM também monitora denúncias nos bairros Rio Vermelho e Rio Tavares. Há relatos, de acordo com o centro de informações da PM, de locais onde existe indícios da preparação para a prática.

Assista abaixo vídeo com cenas da farra do boi no Santinho:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...