segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sindicato dos Veterinários do RS manifesta repúdio ao uso de animais como cobaias na UFSM

Diante da reportagem publicada na página 36 do jornal Zero Hora desta quinta feira, 10 de maio, o SimvetRS se manifesta totalmente contrário aos experimentos realizados com animais. A denúncia de que na UFSM houve a utilização de animais para pesquisas contraria totalmente os parâmetros de bem estar animal propagado por todo o mundo, enfatiza Norma Centeno Rodrigues, da diretoria do SimvetRS e especialista na área de Bem Estar Animal. Ela lembra que além de contrariar normas defendidas por toda uma comunidade científica,
neste caso, afirma a médica veterinária fica bem caracterizado o abuso no que hoje se denomina Direito dos Animais.
Embora controvertido, o assunto sobre a utilização de animais em experimentação vem cada vez mais sendo banido das escolas de Medicina Veterinária. Segundo Norma Centeno Rodrigues, , colunista da revista Hora Veterinária justamente sobre esse tema , já está se tornando um consenso a não utilização de animais sadios para experimentos. A Faculdade de Veterinária da USP, por exemplo, uma das melhores do Brasil há anos não utiliza animais sadios em experimentos e mesmo em sala de aula, cita ela.
Já Beatriz Kosachenco, secretaria geral do SimvetRS e também professora de cirurgia de uma escola de veterinária do Rio Grande do Sul, lembra que no caso de utilização de animais sadios para aulas práticas, existem atualmente publicações na literatura mundial, mostrando que os estudantes não melhoram seu desempenho utilizando animais vivos e sadios para treinamento de suas práticas cirúrgicas. Já sendo utilizado cadáveres ou peças anatômicas para esse fim, informa.
Fonte: SIMVETRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...