domingo, 29 de julho de 2012

Ministério da Saúde reconhece a importância de orientar a população sobre posse responsável e faz isso através de gibi


O Ministério da Saúde acaba de publicar o nº1 da revista educativa Gibi da Saúde que trata da guarda responsável de animais. Com uma linguagem simples e em forma de história em quadrinhos, a publicação mostra como as pessoas devem se relacionar com os animais de estimação, além de dar dicas de como cuidar deles. Em 36 páginas, o gibi apresenta as situações pelas quais passam os integrantes da família do Jurandir, tem ainda passatempos e orientações sobre zoonoses, noções de primeiros socorros, animais peçonhentos e um pouco da história da medicina veterinária.
O Gibi da Saúde faz parte de uma série de atividades da Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde (SVS/MS) que tem como foco a estruturação da política nacional de vigilância das zoonoses. A estratégia para esta estruturação inclui reforçar e ressaltar as ações de educação em saúde, principalmente direcionadas ao público infantil, visando o aperfeiçoamento das ações de vigilância e controle das zoonoses, doenças transmitidas por vetores e agravos causados por animais peçonhentos. 

Esta primeira edição aborda os seguintes temas: guarda responsável de animais, zoonoses, animais que transmitem doenças para o homem e animais peçonhentos. O objetivo é educar, de forma descontraída e através de estórias e passatempos, o público alvo (crianças de seis a dez anos), apresentando informações sobre as responsabilidades e cuidados que as crianças devem ter com seus animais de estimação, para que evitem o sofrimento do animal e a transmissão de doenças para outros animais e para a população humana.
O tema da primeira edição está estritamente ligado à prevenção de zoonoses, no que se refere à educação em saúde do público alvo (crianças de seis a dez anos), no tocante aos cuidados com os animais de estimação, visando à diminuição do risco de transmissão de zoonoses e ao favorecimento da estratégia para a diminuição de animais errantes.


Acesse o gibi na íntegra AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...