sexta-feira, 13 de julho de 2012

MP intervém e 'motojada' é suspensa no Interior



O evento Motojada Gado dos Ferros, que traria a competição de gados sendo puxados por motocicletas, foi substituído pela competição de "motocross" ou "moto freestyle".
O evento  foi modificado com um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público do Ceará e os organizadores do evento, José Leandro Sousa de Oliveira e Francisco Claerton de Abreu Nascimento.
Caso haja descumprimento do acordo, os organizadores do evento estarão sujeitos a multa no valor de R$ 30 mil, a ser revertido inclusive, a caracterização, em tese, de crime ambiental, segundo o Ministério Público.
A festa está marcado para o dia 29 no Parque de Vaquejada Gado dos Ferros, em Palmácia, no limite com o Município de Pacoti, no Maciço do Baturité.
De acordo com o Ministério Público, iniciativa ocorreu após a instauração de um procedimento administrativo fundamentado numa representação da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) que alegou estar "em defesa e proteção da dignidade de animais”, que possivelmente poderiam vir a sofrer abusos, maus-tratos e sujeitos a atos de crueldade, por ocasião da realização do evento denominado por seus organizadores como "Motojada Gado dos Ferros".
Segundo o promotor de Justiça André Barreira Rodrigues, na competição, o animal bovino é incitado a correr para dentro de um cercado, popularmente conhecido como “pista de vaquejada”. O aninmal passa a ser perseguido velozmente por pessoa eque se acha na direção de uma motocicleta, até que possa ou venha a ser derrubado em faixa demarcada ao solo da pista, o que acontece mediante o manejo e impulsivo arrasto do rabo do animal, ensejando-lhe o desequilíbrio e tombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...