terça-feira, 23 de outubro de 2012

Baleia branca pode imitar voz humana, mostra estudo


Pesquisadores da Fundação Nacional de Mamíferos Marinhos, em San Diego, na Califórnia (EUA), divulgaram nesta segunda-feira (22) que as baleias brancas são capazes de imitar a voz humana após alterações da mecânica vocal. A descoberta é surpreendente, pois elas produzem sons por meio do duto nasal, e não pela laringe como as pessoas – ou seja, os animais alteram a pressão do duto e fazem alguns ajustes musculares para emitir um som “mais humano”.
"Nossas observações sugerem que a baleia teve de modificar sua mecânica vocal para emular os sons da fala humana", afirma Sam Ridgway. "Esse esforço sugere motivação para contato [com as pessoas]."
O estudo, que será publicado na revista Current Biology, decidiu recolher provas para acabar com antigas suspeitas sobre o som das baleias. Ainda em 1984, Ridgway percebeu um barulho incomum perto do tanque de golfinhos da fundação, como um diálogo à distância e irreconhecível.
Dias mais tarde, quando uma mergulhadora perguntou quem a estava mandando sair da água, o pesquisador e seus colegas passaram a monitorar Noc, uma baleia branca que dividia o tanque com os golfinhos e viveu 30 anos em contato com os pesquisadores – o animal morreu há cinco anos.
Eles gravaram o som do animal e descobriram um ritmo similar ao da fala humana. O som de Noc estava várias oitavas abaixo da frequência emitida pelas baleias e muito mais próximo ao da das pessoas. "Os sons que escutamos eram um exemplo claro de aprendizagem vocal por parte da baleia branca", afirmou Ridgway.

 Veja mais no UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...