terça-feira, 9 de outubro de 2012

Hospital veterinário público em Porto Alegre/RS abre em 2013


Porto Alegre deve ganhar um hospital veterinário público no ano que vem. Considerada uma das primeiras instituições de atendimento gratuito a animais de estimação no país, o Hospital Veterinário Vitória deverá atender casos de baixa e média complexidade no bairro Jardim Botânico.
O projeto, que receberá investimento público-privado, será apresentado hoje, quando será assinado um termo de compromisso entre a prefeitura e a Souza & Campelo Arquitetos Associados, empresa que fará a obra. Com a ideia de construir um ambiente adequado para atender animais de donos de baixa renda, a Seda (Secretaria Especial dos Direitos Animais) estudou o projeto por um ano.
Localizado na rua Engenheiro Antônio Tibiriçá, o terreno de 1,1 mil m2 que atualmente é ocupado pela Smov (Secretaria Municipal de Obras e Viação) dará lugar a um prédio de 600 m2, onde funcionará o hospital e bloco cirúrgico, construídos com verba privada de um doador que pediu sigilo de sua identidade. Outra estrutura, de 500 m2, que funcionará como gatil e canil para recuperação pós-cirúrgica. O prédio será feito pela prefeitura junto ao hospital.

Terreno de 1,1 mil m

Atendimentos em agosto

A expectativa é de que, após o projeto ser aprovado pelas secretarias do Planejamento Municipal, Meio Ambiente e de Obras e Viação, a construção comece em novembro. A conclusão é prevista para 2013, nove meses depois. Um concurso público deve ser lançado no ano que vem para contratar pelo menos dez veterinários, de acordo com a primeira-dama e voluntária da Seda, Regina Becker. “A meta é de que até cem cirurgias sejam feitas por dia no novo hospital”, afirmou.
O atendimento será destinado aos animais de pessoas com renda de até três salários mínimos. Para marcar consultas, será necessário ligar para o número 156, o que já ocorre. “O nosso serviço se diferencia de outros hospitais, pois ele é eficaz e não gera filas”, destacou Regina.  

Porto Alegre é a capital dos animais

Os animais de estimação estão presente na maioria das casas da capital. Em Porto Alegre há o maior percentual de residências com animais domésticos do país. Segundo pesquisa realizada em 2009, 56% das famílias têm pelo menos um animal em casa. Os cães estão em 76% dos lares que têm animais.
Atualmente, a Seda opera em um hospital no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste, que continuará existindo. O local, onde trabalham seis veterinários, atende até 60 intervenções cirúrgicas por dia, como esterilização, tratamento quimioterápico e atendimento a animais vítimas de acidentes. “O importante é oportunizar o acesso à saúde para todos”, disse Regina Becker 

Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...