quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Audiência Pública marca início de novas políticas de proteção aos animais em Alvorada/RS



 A prefeitura de Alvorada promoveu, na noite desta terça-feira (5), uma Audiência Pública para debater as políticas municipais de proteção aos animais. A proposta foi muito bem recebida pela comunidade que lotou o Salão Nobre da Prefeitura, com representações de entidades e ativistas pela proteção dos animais de Alvorada e região. A Audiência foi coordenada pelo Prefeito, Professor Serginho e contou com a participação do Presidente da Câmara, vereador Schumacher.

O propósito da Audiência Pública é estabelecer um marco inicial de um novo olhar sobre a política de proteção aos animais, esclareceu o prefeito na abertura da Audiência. “Somente o Poder Público não será suficiente para enfrentar esse desafio, por isso realizamos essa Audiência Pública, para dar início a um trabalho conjunto”, completou o prefeito. O presidente da Câmara, vereador Schumacher parabenizou o prefeito pela iniciativa e reafirmou a necessidade de uma nova política no trato com os animais na Cidade.



A Chefe de Gabinete e mestre de cerimônias da Prefeitura, Karine Muller, organizou as manifestações do plenário, juntamente com o Secretário Municipal de Governo, Marcus Thiago, que coordenou e listou as propostas apresentadas. O servidor Marcos, que coordena o setor de zoonoses e vetores da Secretaria Municipal de Saúde apresentou os limites estruturais do município e das políticas de controle, que tem sido eficientes no combate a dengue, mas não tem dado conta de forma satisfatória na relação com os animais. A Coordenadora do Projeto Sala Verde, ligada a Secretaria de Educação, Candice Salerno Gonçalves, falou sobre sua experiência enquanto educadora do município a traçou as perspectivas de superação do modelo de controle como política pública aos animais afirmando que cuidar de um animal é pedagógico e educativo para as crianças. A educadora e bióloga apontou que, ao invés da política de controle, o melhor caminho passa pelo incentivo à adoção e ao trato responsável com os animais.

A Audiência Pública gerou um grupo de trabalho formado pelas secretarias de Educação e Saúde, que deve dar início à aplicação das propostas e sugestões apresentadas, além de um fórum permanente que contará com a participação da comunidade.



A ong Princípio Animal também esteve presente na Audiência Pública:


A ONG Princípio Animal esteve presente a Audiência Pública no município de Alvorada/RS para tratar das políticas públicas voltadas à proteção dos animais naquela cidade. O encontro contou com a presença do prefeito Serginho (PT), além de secretários e vereadores; o Salão Nobre da prefeitura estava lotado com dezenas de socorristas, além de demais representantes do poder público e cidadãos que buscavam informar-se sobre ações elementares para os cuidados com os animais.

A preocupação com os maus-tratos presenciados diariamente pelas ruas de Alvorada foi manifestada por diversas vezes nas falas dos participantes. A P.A., na pessoa de seu presidente, Fernando Schell Pereira, também falou acerca da temática dos cavalos, como representante operacional da ONG Chicote Nunca Mais.
A P.A. reiterou seu compromisso com uma educação para transformar a realidade dos animais não humanos, prática, esta, levada a cabo pela Organização através do projeto Cidadania Animal, que já beneficiou mais de 800 crianças e adolescentes só na cidade de Alvorada. Mas o presidente cobrou maior apoio do poder público para que a P.A. possa desenvolver seu trabalho. Ainda, a ONG recebeu convite de uma educadora da rede estadual para levar o projeto Cidadania Animal a sua escola.
O saldo positivo foi o número surpreendente de pessoas que compareceu à audiência, o que sem dúvidas envia um recado claro à administração municipal: há muitos cidadãos interessados nos rumos das políticas públicas para os animais. Aguardamos a já prometida segunda audiência, à qual a P.A. estará presente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...