sexta-feira, 29 de março de 2013

Portão agora tem Serviço de Proteção aos Animais



“Foi um dia histórico, começamos a favor da causa animal há um ano. Conseguimos sensibilizar o poder público, isso não tem preço”. È com essa frase que o presidente da Associação dos Amigos dos Animais de Portão (AAAPOR), Márcio Lacerda, define o sentimento de ver o que era sonho se materializar. Foi aprovado, na seção da Câmara de Vereadores do último dia 25, a criação do Serviço Portonense de Proteção aos Animais (SEPPA). O projeto de lei, sugerido pelo vereador Diego Martins (PMDB), teve voto favorável de todos os legisladores.

Vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, o novo órgão será responsável pela formulação e estabelecimento das políticas públicas destinadas a saúde, a proteção, a defesa, ao controle populacional e ao bem – estar dos animais do município. O presidente da Aaapor diz que a aprovação foi uma vitória do movimento que abraçou a causa da cidade. (ganhamos mais um braço, um norte. È uma base que podemos encaminhar a população. Nós da ONG não temos estrutura, precisamos de apoio do poder público, informa.

A responsável pela causa animal na Vigilância Sanitária de Portão, Viviane Rodrigues, salienta que o projeto de criação do Seppa partiu do setor jurídico da Prefeitura Municipal. De acordo com a proposta aprovada, entre as atribuições está a esterilização e microchipagem de animais soltos sob custódia municipal de rua ou que pertençam a pessoas com baixa renda. Também são suas atribuições o recolhimento, a remoção, a apreensão, o alojamento e a guarda de animais soltos nas ruas que apresentem riscos reais a população. ( só serão recolhidos os acidentados, com lesões e que não possam ser tratados na rua), lembra.

Diego, que lutou pelo projeto diz que a aprovação é uma quebra de preconceitos.(fui criticado por que retiraríamos dinheiro da saúde, educação, segurança, o que é a mais pura ignorância, porque já existe dotação orçamentária em lei. Só vamos regulamentar), explica.

A nova pasta ainda está sendo organizada, mas segundo Viviana serão feitas de 15 à 20 castrações por mês. Ainda não há telefone de contato e nem definido como será a operação do serviço, mas segundo a administração o serviço estará em pleno funcionamento até o mês de maio.

Fonte: Jornal Primeira Página de Portão

Um comentário:

  1. Boa noite.

    Viviane Rodrigues.

    Estou precisando de ajuda com uma cadela de estimação que tenho, como posso fazer para falar com você, podes passar teu email ???

    ResponderExcluir

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...