quinta-feira, 10 de março de 2016

Casos de violência doméstica que foram descobertos por denuncias de maus tratos a animais

Uma denúncia de maltrato animal pode, no fundo, ter outra derivação. Há poucos dias, em nossa cidade, integrantes da Fundação Bio Animalis realizaram um procedimento em uma casa para resgatar um cachorro que era constantemente maltratado, segundo denúncias recebidas pela entidade.
Uma vez dentro da casa, o pai da família, em estado de nervosismo, agredia verbalmente sua mulher que, nesse instante, abraçava com força um cachorro de pequeno porte. Segundo os testemunhos da cena, tanto a mulher como os animais se encontravam em um notório estado de submissão perante o agressor.
Em outro caso recente, já existindo uma denúncia de violência de gênero, o denunciado levou consigo o animal de estimação da casa, como elemento de pressão à sua mulher, assegurando que o prejudicaria e provocando temor no resto dos integrantes da família.
“O maltrato de animais é um fenômeno frequente em lares onde existe violência familiar, por isso urge começar a considerá-lo não só como parte do círculo de violência familiar, se não também como um dos principais fatores de detecção e alerta de violência doméstica”, assegurou ao jornal Gretel Monserrat, a presidenta da Fundação Bio Animalis e delegada interna da Associação de Funcionários e Advogados pelos Direitos Animais (AFADA).
Relação direta
Para a advogada animalista, “a crueldade contra os animais e a violência humana têm uma relação direta”. No entanto, afirmou que o maltrato recebido pelos animais é “tolerado” por aqueles que observam.
Monserrat manifestou que “muitas vezes, no desenvolvimento da tarefa que realizamos na Fundação Bio Animalis, detectamos situações de violência doméstica e de gênero durante os mandados de busca para resgatar um animal vítima de maltrato. Mas é muito complicado que nos escutem”, lamentou-se, agregando que “lutamos contra moinhos de vento pela simples razão de que trabalhamos pelo ‘animal vítima’, uma tarefa titânica e, muitas vezes, frustrante, pelo fato de nossos argumentos não serem aceitos”.
Fonte: Olhar Animal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...