quarta-feira, 13 de abril de 2016

COMO VOCÊ DECIDE SE UM ANIMAL SILVESTRE FERIDO OU ÓRFÃO PRECISA DE AJUDA – O QUE FAZER

AnimalSilvestre ferido orfao ajudaFoto: Nicholas Alexiy Moran
Longe vão os dias em que os encontros com animais silvestres eram esporádicos. Como as cidades e populações humanas tem aumentado em tamanho e posição demográfica, encontros com animais silvestres também tem aumentado em todo o mundo. A verdade é que nós compartilhamos um habitat e às vezes as ações dos seres humanos podem ser prejudiciais para os animais que vivem neste planeta com a gente. A Wildlife Rescue League (WRL) é uma das muitas organizações que tem trabalhado para educar o público em geral sobre a vida selvagem e tem resgatado milhares de animais. Como um membro do conselho, eu aprendi rapidamente que as pessoas, mesmo bem-intencionadas podem, infelizmente, tomar decisões que irão angustiar ainda mais ou até mesmo levar à morte de um animal. Aqui estão algumas dicas para que você saiba o que fazer da próxima vez que vir um animal silvestre em seu bairro que você acha que precisa de ajuda.
Antes de executar um resgate...
Esteja certo de que o animal está ferido ou órfão. Mães e pais são tão protetores de seus bebês como somos com nossos filhos. Eles estão tentando mantê-los seguros. Observe e espere antes de tomar qualquer ação. Com espécies como veados e coelhos, a mãe pode estar nas proximidades. Mães deixam esses bebês por até 12 horas entre as mamadas. Se é um jovem pássaro pulando no chão, deixe-o sozinho... é um principiante. A mãe ainda está prestando atenção nele enquanto ele aprende a voar. Não o pegue! Se um pássaro caiu do ninho e você pode colocá-lo de volta, pegue-o com cuidado e coloque-o no ninho. É um mito que o cheiro humano irá dissuadir os pais de alimentar seus filhotes. Afaste-se e deixe o ninho sozinho, a mãe e o pai só voltarão quando eles sentirem que não estão atraindo predadores para o ninho.
Se um pássaro atingir uma janela, você precisa esperar duas horas para determinar se ele precisa de ajuda. Pode estar apenas atordoado, então coloque-o em uma caixa e espere por duas horas. Ao fim desse tempo, muito frequentemente ele vai voar para longe. Se não, ligue para o órgão competente de resgate de animais silvestres ou para um abrigo local. Sempre manuseie aves e mamíferos bebês com luvas e uma toalha grossa ou uma camiseta (para aves) – isto é tanto para a sua proteção como para a do animal. Colocar uma toalha sobre um pássaro vai acalmá-lo, mas as pequenas garras vão ficar presas na toalha e isso pode quebrar os seus ossos. Aves e mamíferos podem portar doenças ou parasitas que podem ser transmitidas aos seres humanos, mas estas técnicas de manuseio podem impedir isso. Lembre-se, você é um grande predador para estas criaturas – o bebê está com medo que você possa comê-lo! Se você vir um esquilo bebê, coloque-o embaixo de uma árvore e espere pelo menos 20 minutos. A mãe está cuidando do bebê! Você precisa ir para sua casa e ficar longe de modo a dar à mãe a oportunidade para recuperar seu filho e levá-lo ao ninho. Nunca tente capturar um mamífero adulto doente ou ferido! Em vez disso, procure um número adequado de contato.
Calma, Escuridão e calor são fundamentais
AnimalSilvestre ferido orfao ajuda2Foto: Paul Williams/Flickr
1. Forneça uma área tranquila para o seu resgate temporário, certifique-se de que está longe de predadores (até mesmo seus próprios animais de estimação são considerados predadores!). O latido de um cão pode estressar um animal quase que imediatamente.
2. Certifique-se de que a sua caixa ou gaiola é escura, você pode manter o animal em uma caixa, engradado ou em um recipiente coberto, desde que você forneça em abundância buracos para entrada de ar. Adicione uma camiseta para que seu convidado possa se aninhar e se esconder.
3. Proporcione um pouco de calor para bebês órfãos ou animais em estado de choque, bebês de olhos fechados não podem regular sua temperatura (não podem manter seus corpos em uma temperatura constante) e vão precisar de uma fonte externa de calor. Para criar a sua fonte de aquecimento, encha uma meia com arroz cru e esquente-a no micro-ondas até atingir 37-38ºC (morna ao seu toque – você vai segurá-la por 30 seg); ou uma garrafa / bolsa com água quente enrolada em uma toalha servirá também; enrole duas vezes para evitar vazamentos, pois pode resfriar o animal quase instantaneamente.
Ligue para o resgate local
A essa altura, você tem a situação temporariamente sob controle, agora você pode ligar para o centro responsável pelo resgate de animais silvestres (controle de zoonoses, polícia ambiental ou IBAMA) e organizar a retirada. A fim de reabilitar animais selvagens uma pessoa deve possuir credenciais adequadas, não mantenha seu convidado! É ilegal manter animais selvagens em muitos locais. Enquanto espera por ajuda, use seus olhos para cuidar do seu bebê, não tente manipulá-lo ou segurá-lo. Você vê parasitas? Se sim, alerte o pessoal do resgate e peça orientação. Se você vir aglomerados de grânulos brancos ou amarelos ou partículas como serragem – estes são os ovos de moscas ou larvas. Eles comem carne viva e podem matar um animal dentro de horas. Nunca dê água ou comida para o animal que você salvar; você precisa deixar o reabilitador fazer isso. Nunca hidrate um animal inconsciente, isso também poderia levar à morte. Para as aves e pequenos mamíferos, não dê comida ou água. Em vez disso, procure um reabilitador imediatamente. Você não vai saber a espécie, e a comida errada poderia matá-lo e a super hidratação pode afogar o bebê.
Você pode ajudar a apoiar os esforços da Wildlife Rescue League visitando o seu site aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...